
Certificado digital é seguro? Entenda o processo de segurança em sua utilização!
Os certificados digitais podem trazer ótimos benefícios para a sua empresa e são extremamente seguros de serem utilizados. Entenda como!
O certificado digital, além de obrigatório, é muito importante para o cotidiano da empresa. Ele ajuda a reduzir os custos do seu negócio, eliminando as despesas com cartórios e locomoção até eles, além de agilizar bem mais os seus processos de assinatura, podendo ser feitos totalmente à distância, em qualquer cidade em que o representante da empresa estiver, basta haver um computador com o certificado para realizar a operação. Contudo, com a segurança virtual sendo posta à prova diariamente, o uso dele é seguro? Continue lendo o artigo do Sincontec e confira!
Como é feita a segurança do certificado digital?

Antes de entendermos se o certificado digital é seguro ou não, precisamos falar também sobre como é a sua segurança. Quando sua empresa for realizar uma assinatura de um contrato ou um documento, seja com um cliente contratante ou com outro negócio, ambas as partes precisarão enviar um representante legal até um cartório para assinarem e reconhecerem as assinaturas. Isso pode demandar bastante tempo e gerar uma despesa a mais para sua empresa.
Com o certificado digital, como citado acima, você poderá realizar as assinaturas de qualquer lugar do mundo, precisando apenas do seu computador. Ele é como se fosse o nosso CPF digital, o e-CPF ou e-CNPJ. Para realizar uma assinatura com ele, ao invés de rubricada, criará um código criptografado. Vamos explicar melhor:
Suponhamos que você tem uma empresa “X” que fornece um serviço B2B para a “Y”. Para começar a prestar serviços para ela, vocês precisam de um contrato assinado pela contratante e pelo contratado. Realizando isso do modo tradicional, teriam que ir a um cartório, como citado acima, mas com a certificação eletrônica é um pouco diferente.
Com ela, precisará colocar o documento em um software, conhecido como assinador, que irá lê-lo. Depois desse processo, criará um resumo dele em um código criptografado do qual chamamos de “hash”, e será aplicada uma chave que é chamada de privada sob essa codificação. Quando criamos um certificado digital, são desenvolvidas duas chaves juntas: uma pública e uma privada. A segunda criptografa e a primeira, descriptografa.
Depois que é aplicada a criptografia encima do código hash, gerará um pacote contendo a chave pública do certificado, o documento e a assinatura. Em seguida, será enviado para o outro representante, que irá decodificar e realizar o mesmo procedimento para fechar o contrato.

Mas por que esse método de assinatura é mais seguro?
Respondendo a primeira pergunta: sim, o certificado digital é seguro. Mas por que esse tipo de assinatura é tão seguro?
Quando assinamos um contrato de forma totalmente física, o processo será feito com uma rubrica, diferente do digital, que é por meio de criptografia. Por mais que as assinaturas únicas por pessoa são feitas para dificultar fraudes, elas ainda podem acontecer. Caso alguém intercepte algum documento que você assinou, ele pode conseguir copiar a sua rubrica e falsificá-la.
Por outro lado, quando é realizada digitalmente, o código gerado pelo documento é criptografado e, caso seja interceptado, o interceptador não conseguirá ver o conteúdo que está dentro do hash, sendo possível abrir somente com a chave pública, da qual estará em posse do destinatário.
Sendo assim, realizar assinaturas com certificados digitais será muito mais seguro do que realizá-la fisicamente, pois cada um dos certificados dará códigos únicos aos documentos e as assinaturas, trazendo ainda mais segurança para elas e impedindo que sejam prejudicadas a sua integridade! Equipe Sincontec