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Artigo: Carreira, competências e sucesso do profissional da Contabilidade

Carreira, competências e sucesso do profissional da Contabilidade

Maria de Lurdes Zamora

Uma carreira de sucesso é tudo que um profissional da contabilidade almeja e significa a realização daquilo que sonhamos ou criamos primeiramente em nossa mente e depois concretizamos no mundo externo. O primeiro passo para atingir sucesso na carreira envolve a busca por autoconhecimento com o objetivo de entender as competências que já desenvolveu e as que precisam ser desenvolvidas. Essas competências podem ser classificadas como técnicas, emocionais e administrativas.

Entende-se como competências técnicas, ou hard skills, os recursos internos para desenvolver com efetividade as responsabilidades da profissão. É importante que você analise e reconheça seus “gaps” e, se possível, peça feedback com o objetivo de confirmar e reorientar seus esforços. Vale a pena investir em treinamentos e cursos específicos com experiências práticas, leituras específicas e não descarte a parceria com seus pares como uma fonte de aprendizado.

Competências emocionais, ou soft skills, contempla a capacidade emocional para criar vínculos produtivos consigo e com o outro e, o processo é um pouco mais complexo, aliás, costumo dizer que o soft é hard e o hard é soft. A educação formal geralmente prioriza mais as competências técnicas do que as emocionais ou socioemocionais. As competências emocionais, em sua maioria, são em decorrência do desenvolvimento da inteligência emocional, que pode ser explicado como uma série de capacidades e competências que norteiam o desempenho da pessoa e a levam ao sucesso, apesar dos desafios e pressões. Resumindo é a capacidade de atingir as próprias metas por meio da interação com o ambiente. Para desenvolver a inteligência emocional é necessário desenvolver dois tipos de inteligência: a intrapessoal e a interpessoal. Intrapessoal é a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos e propósitos, a capacidade de concentração, raciocínio e abstração. Interpessoal é a habilidade para entender e responder adequadamente a humores e motivações de outras pessoas; criar e manter a sinergia e vivenciar o trabalho cooperativo. Um psicólogo, um coach holístico ou cursos de imersão comportamentais são preciosos nesse processo de desenvolvimento de competências emocionais.

O terceiro tipo de competências envolve a administração de nossas competências técnicas e emocionais em prol de nossos propósitos, afinal é preciso possuir noções de administração para construir cenários desejados, planejar a jornada com suas etapas e estratégias e partir para a ação, driblar a procrastinação, planejar o tempo e as finanças, assim como equilibrar a vida pessoal, profissional, os relacionamentos e a saúde física, mental e emocional. Cursos específicos e um coach tradicional ou holístico são de grande valia nessa tarefa.

Agora é com você!!!

Sobre a autora: Coach Holístico; Psicóloga; Pedagoga, Mestre em Administração. Professora; Facilitadora de treinamentos e palestrante.